Tatuagem Sem Dor: CFM Proíbe Sedação e Anestesia Geral Na Tattoo

CFM proíbe sedação e anestesia geral para fazer tatuagem

Tatuagem sem dor. Anestesia geral

Nos últimos tempos temos visto a tatuagem sem dor ser uma realidade até que corriqueira, vários famosos, jogadores de futebol e principalmente músicos vem fazendo tattoo com anestesia geral ou sedação em clínicas médicas com todos os aparatos para isso. Mas hoje, dia 28/07/2025 o CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou no Diário Oficial que a prática a partir desta data está proibida, com exceções de recomendações médicas.

Foi numa dessas sesões de tatuagem sem dor que o influenciador e empresário Ricardo Godoi morreu em Janeiro desse ano, os tatuadores nem chegaram a começar a tatuar, você pode entender toda a história e conclusão do inquérito clicando aqui. O CFM fez uma sessão plenária extraordinária no dia 20 de Julho, ironicamente num Domingo, Dia do Tatuador, pra poderem tomar a medida que foi publicada hoje.

Sedação, bloqueios anestésicos periféricos e anestesia geral estão proibidos para fazer tatuagem sem dor. Segundo a resolução, os médicos não podem fazer essas aplicações, não importa qual seja o tamanho do desenho da tattoo ou o local do corpo. A exceção é para tatuagens indicadas por médicos para reconstrução de mamilo e aréola após a mastectomia, onde tatuadores especializados fazem um trabalho de realismo para devolver a auto estima do paciente.

Tatuagem sem dor e anestesia geral proibidos

Quais são os riscos da sedação ou anestesia geral para fazer tatuagem?

São os mesmos de uma cirurgia e condições do paciente podem impedir procedimento. “Há fatores relacionados aos procedimentos, como a intensidade e extensão da intervenção, e fatores relacionados às condições físicas do próprio paciente, como a presença de doenças que possam comprometer e até impedir a realização e adiamento de procedimentos eletivos”, disse a SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) em nota sobre o assunto divulgada em outubro do ano passado.

Tatuagem sem dor com anestesia geral

Na tatuagem sem dor com anestesia geral, o paciente deve ser acompanhado durante todo o procedimento por um anestesista. O risco não tem a ver com o ato da tattoo em si, mas com o próprio procedimento de apagar a pessoa. O médico precisa ficar acompanhando a ventilação, a respiração, pressão, batimentos cardíacos, temperatura corporal e quaisquer outras possíveis alterações.

Medida gera muitas dúvidas em tatuadores e clientes sobre anestesia na tatuagem

Muitas pessoas ficaram com dúvidas sobre a tatuagem sem dor com o uso de pomadas tópicas, o CFM informou ao G1 que essas pomadas seguem liberadas, já que não envolvem procedimentos invasivos ou atos restritos a médicos. Devemos lembrar que as pomadas anestésicas mais famosas do Brasil, a TKTX é proibida a propaganda, comercialização e uso desde 2017 pela ANVISA.

Tatuagem sem dor com anestesia geral

O que foi proibido pelo CFM?

A Resolução CFM nº 2.436/2025, publicada no Diário Oficial da União em 28 de julho, proíbe médicos de realizarem qualquer tipo de anestesia para fazer tatuagem sem dor. Isso inclui: Anestesia geral, Sedação leve, moderada ou profunda e bloqueios anestésicos periféricos.

Quais as diferenças entre as técnicas de anestesia?

  • Anestesia geral: o paciente fica completamente inconsciente e perde o controle da respiração, que passa a ser controlada por aparelhos.
  • Sedação: pode variar do leve ao profundo. O paciente fica mais sonolento, mas ainda pode responder a estímulos. Mesmo assim, também exige cuidado médico e ambiente preparado.

Segundo o relator da medida, conselheiro federal Diogo Sampaio, a crescente realização de tatuagens extensas em áreas sensíveis tem levado à participação de anestesiologistas em contextos não terapêuticos, prática considerada de alto risco pela ausência de evidências claras de segurançae pelos possíveis efeitos tóxicos de pigmentos e metais presentes nas tintas.

“O uso de anestesia para permitir tatuagens que não teriam viabilidade sem suporte anestésico eleva o risco de absorção sistêmica de metais pesados como cádmio, chumbo, níquel e cromo, além de reações inflamatórias persistentes e até risco carcinogênico”, alerta Sampaio.

Notinha de pensamentos aqui com você: Eu sei lá, galera, essa história aí de metais pesados nas tintas aprovadas pela ANVISA já não existem faz tempo. Vamos esperar mais dias e mais resoluções sobre isso. Pra mim não ficou claro se a proibição é só para tatuagem sem dor feita com anestesia geral ou sedação nos estúdios, coisa que eu nunca vi e somente passavam postagens de centros médicos mega tecnológicos e bem equipados. O que você acha disso? Deixa nos comentários.

Fonte: G1 e CNN

 

 

Uma resposta

  1. Bem completa a matéria!!
    Você poderia dizer que pomadas tópicas são essas que são autorizadas? Eu sempre achei que nenhuma era!! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts