Tatuagem e Fé: Estudo Mostra Que Tattoos São Novos Símbolos Sagrados

Estudo mostra que tatuagem se tornou um símbolo sagrado

Tatuagem e fé. Estudo de religiosidade
Baylor University

Tatuagem e Fé! Um estudo feito pela Baylor University junto com a Texas Tech University, mostra que a tatuagem pode ter se tornado um símbolo sagrado para as novas gerações de tatuados. Muitos tem relacionado os desenhos que marcam na pele como amuletos de esperança e também pra poder exercer ou demonstrar sua fé e religiosidade. A pesquisa foi feita com amostragens de pessoas que moram nos Estados Unidos e parece ser bem interessante!

@josibissaro.tattoo

A pesquisa foi publicada no Journal for the Scientific Study of Religion, pelos professores da Texas Technology, Jerome R. Koch e Patricia Maloney, e pela Baylor com o professor de Sociologia Kevin D. Dougherty. Eles concluíram a primeira pesquisa nesse sentido da história da ciência, que analizou a conexão entre tatuagem e fé nos EUA.

O estudo usou dados de uma pesquisa nacional de 2021 da Baylor Religion Survey pra mostrar como as tatuagens servem como marcas espirituais. As respostas foram coletadas aleatoriamente entre 1.248 adultos do país inteiro pela empresa de censos Gallup.

Tatuagem e fé
Texas Tech University

Sempre é muito legal aparecerem estudos sérios envolvendo tatuagem, seja para melhorias de produtos pra nossa pele, tecnologias novas pros tatuadores, e também envolvendo até questões psicológicas da tattoo na nossa vida. Que os cientistas continuem empolgados pra gente sempre ter matéria nova falando sobre inovações! E quando tem algo que mostre como a tattoo é universal como a tatuagem e fé, fica mais legal ainda!

@tattooeddy

Os resultados da pesquisa

A voz do povo dos EUA mostrou que 10% da população nacional tem tatuagem com significado ou relação a religião e espiritualidade. Isso mostra como as novas gerações vem lidando tanto com a fé, quanto com as tatuagens e desenhos no corpo que faz tempo deixaram de ser somente uma forma de se expressar artisticamente, para serem considerados verdadeiros amuletos pras pessoas.

@athina.lopes

“Nós estamos vendo que as tatuagens tem se tornado objetos sagrados dos dias modernos. Elas são permanentes, profundamente pessoais, e podem ser uma mistura de proclamação pública de fé e um lembrete singelo da crença de quem as carrega”, diz Jerome Koch.

Tatuagem e fé
Professor Jerome Koch

O resultado da pesquisa quebra velhos estereótipos e preconceitos de que pessoas religiosas devem evitar a tatuagem. Enquanto a grande maioria das pessoas que são extremamente religiosas podem não querer se tatuar, os cientistas perceberam que as gerações mais novas também tem muitas pessoas que são extremamente fieis aos seus dogmas, mas que querem marcar pra sempre e mostrar pro mundo todo as suas convicções e crenças religiosas. Tatuagem e fé são cada vez mais um complemento uma da outra.

@omichelcabral

“Tatuagens religiosas representam uma subcultura única das comunidades das pessoas com fé. Eles não fazem tatuagens por causa da moda. Elas são sobre identidade, memórias e significados”, complementa Jerome.

@julianmagossi

As tatuagens como amuletos ou símbolos espirituais

O estudo mostra também por tabela em como as religiões e crenças vem evoluindo conforme os anos e gerações passam. Para muitas pessoas, como essas entrevistadas, a tatuagem se tornou uma forma de demonstrar sua fé como se fossem terços católicos, símbolos de Deuses e até a vestimenta de algumas religiões. “Uma tatuagem religiosa não sai do corpo, ela viaja com você. Te dá coragem pra seguir em frente, uma conexão sem igual com aquilo que a pessoa acredita.” Diz o professor Dougherty

Tatuagem e fé
Professor Dougherty

Como surgiu a ideia para o estudo?

Dougherty diz que teve o estalo de pesquisar mais a fundo a relação da tatuagem com a fé e religiosidade, quando pediu pra alguns alunos de Sociologia tirarem fotos de tattoos dos colegas pelo campus para um projeto. Ele ficou admirado e espantado com a quantidade de tatuagens com temas religiosos em pessoas tão novas querendo ostentar a sua fé.

@naju.tattoo

“Tatuagens que antes demarcavam os marginais da sociedade respeitável, estão agora sendo redimidas como testemunhos de crença. Elas são um lembrete de que a fé, assim como a cultura, está sempre se adaptando, sempre encontrando novas formas de se expressar.”

@reostrowski

Você tem algum desenho no corpo que mostre essa união de tatuagem e fé? Conta pra gente nos comentários!

@karimetattoo

Fonte: Journal for the Scientific Study of Religion

 

 

Respostas de 7

  1. Cada dia mais, graças a Deus, algumas pessoas vem abandonando essa visão deturpada de marginalidade de tattoo pra algo que é tao efervescente no coração que transborda na pele… tive a honra de ser a primeira tatuadora de muitas pessoas, inclusive idosos, que querem homenagear sua fe, seus amores e suas vidas… tatuagem é um negocio incrível demais ne?

  2. No estúdio, podemos observar na prática q msm pessoas mais tradicionais tatuam sobre a fé delas e geralmente nos jovens é um dos primeiros temas a ser tatuado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outros Posts