Cicatrização da tatuagem, entenda os motivos de não fazer atividades físicas

Se você é um tatuado experiente, já sabe que todos os tatuadores recomendam sossegar o facho enquanto a tatuagem cicatriza, mas o que a maioria não explica são os motivos pra ficar um tempinho sem treinar, ou fazer atividades físicas mais puxadas. O Globo Esporte convocou dois médicos especializados nisso pra te dar bons motivos pra esperar a tattoo ficar 100%, e agora vocês vão entender a importância do repouso quando tiver com uma tattoo novinha em folha!

Por que não posso ir pra academia treinar?
Se você tá perdido em como cuidar da sua tatuagem recém feita, clica aqui pra ver nossa matéria completa sobre o assunto, feita é claro, com uma Dermatologista fera no assunto, que respondeu algumas perguntas e desmistificou muita coisa! Mas agora focando em não poder fazer exercícios, o Dr Lucas Miranda da UFMG, especializado em cosmiatria, tricologia e cirurgia dermatologica, explica:

“A pele que recebeu os pigmentos está ferida por conta das agulhadas e extremamente sensível e, por isso, mais suscetível a infecções. Os aparelhos das academias recebem inúmeros alunos diariamente e, muitas vezes, os usuários não fazem a limpeza da forma correta. Uma pessoa que acabou de se tatuar, ao entrar em contato com um aparelho sujo, pode ter problemas com relação à infecção local.”

- O suor excessivo deixa a pele onde a tatuagem foi feita mais úmida, propiciando possíveis infecções.
- Esportes aquáticos: as piscinas são repletas de bactérias, logo, não pode também!
- Exercícios ao ar livre: a pele tatuada não deve ser exposta ao sol nunca!
- Musculação: como dito mais acima, os aparelhos podem estar infectados. Melhor evitar!
- Esportes de contato: qualquer atrito no local pode prejudicar a cicatrização e causa infecção!

Recomendações de médicos especializados em esporte:
O médico Páblius Staduto Braga, completa:
“Uma área inflamada do corpo significa que está em fase plena de tratamento e cicatrização pelos agentes de defesa do próprio corpo. Sendo assim, boa parte da energia do organismo e a circulação sanguínea estão à disposição para resolver esse problema. Fazer atividade física em situações de inflamação pode ser improdutivo, pois “rouba” parte dessa energia.”

Dicas para quem já está com a tatuagem cicatrizada praticar esportes:
- Pra você que faz esportes ao ar livre, nunca se esqueça de passar filtro, bloqueador ou protetor solar no corpo todo, não só nas tatuagens!
- Após o banho, é recomendável também passar um hidratante no corpo. (Homens também, tá?)
- Para quem pratica esporte aquático, a dica é usar um protetor solar com fator maior que 30 e que seja resistente à água

Acho que agora não restaram dúvidas dos motivos excelentes pra você esperar sua tatuagem cicatrizar por completo, antes de voltar às suas atividades esportivas de rotina! Vale a pena cuidar do seu investimento e deixar a tattoo ficar 100% pra evitar dor de cabeça. Seja tendo uma tattoo mais bonita por vários anos da vida, ou pra não dar mole e pegar uma infecção na arte nova!

Fonte: Globo Esporte
Lucas Miranda é médico dermatologista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e residência em dermatologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem especializações em cosmiatria, tricologia e cirurgia dermatológica. Instagram @drlucasmiranda.dermato

Páblius Staduto Braga é médico especialista em Medicina do Esporte pela SBMEE/AMB, Reumatologia pela UNIFESP e Clínica Médica pela PUC (São Paulo). Foi Vice-Presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício e do Esporte (SPAMDE) e editor associado da Revista Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Diretor do laboratório de ergoespirometria e calorimetria indireta do Hospital Nove de Julho. Instagram @pablius_medsport